• Facebook
  • Twitter
  • Instagram
ETHICHO
  • HOME
  • PROJETO
    • Resumo
    • Enquadramento Teórico
    • Metodologia
    • Cronograma
    • Bibliografia
  • EQUIPA DE INVESTIGAÇÃO
    • Catarina Delaunay
    • Alexandre Martins
    • Amélia Augusto
    • Daniela Soares
    • Flávio Martins
    • José Resende
    • Luís Gouveia
    • Mário Santos
    • Pedro Caetano
    • Rita Morais
    • Tiago Correia
  • OUTPUTS DO PROJETO
    • Apresentações
    • Publicações
  • EVENTOS
    • Estágio curricular – integração em projeto de investigação
    • Seminário – Etnografia em Serviços de Saúde
  • CONTACTOS
  • Menu Menu
  • HOME
  • PROJETO
    • Resumo
    • Enquadramento Teórico
    • Metodologia
    • Cronograma
    • Bibliografia
  • EQUIPA DE INVESTIGAÇÃO
    • Catarina Delaunay
    • Alexandre Martins
    • Amélia Augusto
    • Daniela Soares
    • Flávio Martins
    • José Resende
    • Luís Gouveia
    • Mário Santos
    • Pedro Caetano
    • Rita Morais
    • Tiago Correia
  • OUTPUTS DO PROJETO
    • Apresentações
    • Publicações
  • EVENTOS
    • Estágio curricular – integração em projeto de investigação
    • Seminário – Etnografia em Serviços de Saúde
  • CONTACTOS
  • Pedro Caetano
  • Link Institucional
  • -
  • -
  • pedrocaetano@fcsh.unl.pt

Pedro Caetano

Investigador

Pedro Caetano é investigador integrado do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA), doutor em Sociologia pela mesma universidade e professor do ensino básico e secundário. Tem participado em vários projetos científicos nacionais e publicado em diversas revistas nacionais e internacionais sobre temas relacionados com a escola, os jovens, os processos de socialização e a educação.

Pedro Caetano is an integrated researcher at the Interdisciplinary Center of Social Sciences of the New University of Lisbon (CICS.NOVA), holds a PhD in Sociology from the same university and is a teacher of secondary education. He has participated in several national scientific projects and published in several national and international journals on topics related to school, youth, socialization processes and education.

Interesses:

Governamentalidade, comunidade educativa, socialização política, processos de subjetivação, sociologia moral

Governmentality, educational community, political socialisation, process of subjectivation, students, moral sociology

Publicações mais relevantes:

CAETANO, P. 2018. “Melhorar o mundo, a escola e a si próprio: Os caminhos entrecruzados da experiência juvenil”. ETD: Educação Temática Digital. Dossiê temático: Brasil/Portugal: possibilidade de uma escola justa e das artes de fazer o comum, vol. 20, nº. 2, Campinas, abr./jun., pp. 413-433. DOI: 10.20396/etd.v20i2.8650671.

https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650671/17904.

CAETANO, P. 2016. “A socialização política no plural”. Educação e Sociedade. Revista de Ciência de Educação, Campinas, São Paulo. Dossiê temático 1: Socialização política, vol. 37, nº. 137, Campinas, out./dez., pp. 1045-1060. DOI: 10.1590/ES0101-73302016165913.

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0101-33020160004&lng=pt&nrm=iso

CAETANO, P. 2016. “Cidadania e alteridade. Como coordenar as diferenças? Subsídios para uma sociologia do respeito”. In J. M. RESENDE, B. DIONÍSIO, P. CAETANO, J. E. ALVES e A. CALHA (Orgs.), As artes de (re)fazer o mundo: habitar, compor e ordenar a vida em sociedade, Portalegre: Instituto Politécnico de Portalegre, pp. 317-335.

CAETANO, P. e MENDES, M. 2014. “Shaping ways of managing diversity in Portuguese schools, from the student’s Perspective”. International Review of Sociology: Revue Internationale de Sociologie, vol. 24, nº 2, pp. 325-344. DOI: 10.1080/03906701.2014.933027.

http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/03906701.2014.933027.

RESENDE, J. M., CAETANO, P., e DIONÍSIO, B. 2014. “Das experiências de (des) qualificação das pessoas à precariedade dos laços entre os seres que habitam o mundo escolar”. Dilemas, Revista de Estudos de Conflito e Controle Social. Dossier temático “Projetar novos mundos: Habitar velhos territórios. Controvérsias públicas em Portugal e no Brasil”, vol. 7, nº 1, pp. 11-38. DOI: 10.1080/03906701.2014.933027.

http://revistadil.dominiotemporario.com/doc/DILEMAS-7-1-Art1.pdf.

Membro da equipa de investigação ligada aos seguintes projetos, financiado pela FCT:

«Despenhos escolares entre os Ciganos: investigação-ação e projeto de co-design» (brevemente). (2018 – )

«Coreografias ético-ontológicas: Formas de objectivação e avaliação do embrião humano in vitro no contexto da Procriação Medicamente Assistida e da Investigação Científica» (brevemente). (2018 – )

«Género, desigualdade e humilhação nas escolas» (PIHM/GC/0085/2008) (2009 – 2012)

http://www.fct.pt/apoios/projectos/consulta/vglobal_projecto?idProjecto=83937&idElemConcurso=2647.

«O futuro em aberto: incertezas e riscos nas escolhas escolares» (PTDC/CED/67590/2006). (2009-2010). http://www.fct.pt/apoios/projectos/consulta/vglobal_projecto?idProjecto=67590&idElemConcurso=903.

«Observatório dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária» (FSE/CED/83553/2008).(2008-2010) http://www.fct.pt/apoios/projectos/consulta/vglobal_projecto?idProjecto=83553&idElemConcurso=1900.

Instituições de Acolhimento

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), através do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA).

 

Equipa de Investigação

Sobre o Projeto

  • Catarina Delaunay (IR)
  • Alexandre Martins (Co-IR)
  • Amélia Augusto
  • Daniela Soares
  • Flávio Martins
  • José Manuel Resende
  • Luís Gouveia
  • Mário Santos
  • Pedro Caetano
  • Tiago Correia
  • Apresentação
  • Projeto
  • Enquadramento teórico
  • Bibliografia
  • Metodologia
  • Cronograma
  • Apresentações
  • Publicações
  • Eventos
  • Contactos
Scroll to top