Atividades de iniciação à investigação

Estágio curricular – integração em projeto de investigação

 

 

Projeto: ETHICHO – Coreografias ético-ontológicas: Formas de objetivação e avaliação do embrião humano in vitro no contexto da Procriação Medicamente Assistida e da Investigação Científica, PTDC/SOC-SOC/29764/2017

Investigadora Responsável: Catarina Delaunay

Unidade de Investigação: CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais

Objetivos do estágio curricular:  Aquisição/reforço de competências teóricas e práticas de investigação em ciências sociais, com recurso a metodologias qualitativas, nomeadamente a nível de tratamento e análise de dados, bem como de sistematização e interpretação dos resultados da investigação à luz do quadro teórico-epistemológico e objetivos do projeto.

Tipo de tarefas a desenvolver: Preparação/organização do material recolhido (transcrição de entrevistas) e realização – sob supervisão da investigadora responsável do projeto – do processo de análise de conteúdo, a partir de uma determinada grelha prévia (embora com a possibilidade de incluir novas categorias de análise em função do conteúdo das entrevistas).

Condições de acolhimento: As tarefas a desenvolver pelos/as alunos/as inscritos/as serão realizadas no quadro do projeto ETHICHO e com o apoio em permanência da equipa, em particular da investigadora responsável.

Método de ensino/aprendizagem: Formação inicial em sessões de grupo sobre o projeto e sobre a função das tarefas a desempenhar para os objetivos do mesmo; o/a estudante será integrado/a na equipa de investigação segundo as relações do seu plano de trabalhos com os dos restantes membros. O trabalho será acompanhado no quotidiano pela investigadora responsável do projeto. O/a estudante elaborará relatórios mensais de progresso sobre a concretização do plano de trabalhos e os resultados obtidos, a discutir com a investigadora responsável em sessões de orientação tutorial.

Métodos de avaliação: Avaliação contínua da assiduidade e da qualidade da execução das tarefas atribuídas, e da capacidade de contribuir para o trabalho em equipa. Avaliação dos relatórios mensais de progresso escritos pelo/a estudante sobre as tarefas desempenhadas e os resultados obtidos, refletindo sobre a sua experiência de aprendizagem. Apresentação oral de trabalho e discussão.

Número de vagas: 2

Datas: 1 de Setembro a 31 de Outubro de 2021